Rio de Janeiro

From World Naked Bike Ride
Jump to: navigation, search

Home > List of rides > Brazil > Rio de Janeiro  •  Google this ride! Google translation: CZ / DE / EL / EN / ES / FR / IT / JA / KO / NL / PT / RU / ZH / ZT Google translation: CZ / DE / EL / EN / ES / FR / IT / JA / KO / NL / PT / RU / ZH / ZT

Próxima Bicicletada Pelada

Saindo da concentração no Cine Odeon - 24 de jan. 2014 (Site UOL)

Sobre o Trajeto

O trajeto é decidido previamente e será exposto na Concentração. É bom deixar claro que não tiramos a roupa na Concentração para evitar que repórteres e curiosos abusem da nossa nudez com fotografias e vídeos impróprios.

A Bicicletada Pelada

O evento é baseado nos seguintes lemas:

  • Tire o tanto de roupa que seu calor permitir.
  • Atentado ao pudor é um corpo estirado no chão.

Use seu corpo para buscar mais visibilidade nesse trânsito indecente! Qualquer veículo movido à propulsão humana é bem-vindo.

Objetivos:

1. Chamar a atenção das pessoas para a fragilidade dos meios de transporte não motorizados. 2. Descriminalização e aceitação da nudez do corpo humano em suas diversas formas, quebrando, assim, estereótipos implantados nas comunicações de massa.

Da nudez: A nudez não é imposta aos participantes, mas, devido os princípios da Bicicletada Pelada, recomenda-se que os participantes, inclusive os repórteres, não utilizem roupa. Roupa é opcional. Seria de bom tom que, nesta "festa", vocês comparecessem com o traje recomendado: a ausência dele! Depoimentos:

"Pedalar pelado é a representação da fragilidade do corpo humano sobre duas rodas em meio à um trânsito tão violento. (...) Me desnudo não pra ofender à quem possa se sentir ofendido pela minha nudez. Me desnudo por que é a forma mais sincera de mostrar minha fragilidade. Um pedido de cuidado e respeito!" (Participante da I Bicicletada Pelada, Ana Rezende)


Histórico

I Bicicletada Pelada Rio - 24 de jan. 2014 (Pedro Cury)

2015

Março

  • 14 de março: Mais de 100 participantes pedalando da Cinelândia até o Leme, passando pela Lapa, Praça São Salvador, copacabana, etc. A Pedalada terminou com o tradicional mergulho pelado na praia do Leme.


2014

Março

  • 8 de março: A concentração acontecerá às 19h00 na frente do Cine Odeon (Cinelândia).


Janeiro

  • 24 de janeiro: A I Bicicletada Pelada aconteceu fora do calendário oficial do Hemisfério Sul, devido a ondas de desrespeito, assaltos e atropelamentos de ciclistas. Somente após a realização do primeiro, decidimos incluir a cidade do Rio de Janeiro na agenda oficial do World Naked Bike Ride. O trajeto inicial foi da Cinelândia até a Praça São Salvador (Laranjeiras), que estava completamente sem luz. Então, foi decidido em conjunto continuarmos a Bicicletada até a Praia do Leme, onde tomamos, nus, um banho de mar.




Fotos

I BP Rio, Rua Santa Luzia, Centro - by Site UOL
I BP Rio, 2014, Rua da Assembléia, Centro - by Pedro Cury
I BP Rio, 104 ciclistas na Concentração no Odeon (2014) - by Pedro Cury
I BP Rio, Rua Santa Luzia perto da Av. Rio Branco, Centro - by Site UOL
I BP Rio, 2014, Pintura corporal da concentração - by Pedro Cury
I BP Rio, Término da Bicicletada Pelada com banho de mar na Praia do Leme (2014) - by Bruno Amadei

Vídeos

AGanYGYYV1Y|300|left|I BP Rio 2014, by Daniel Cruz - Coletivo Mariachi}} KCipC4xYUVM|300|left|I BP Rio 2014, by João Maia}}

Cobertura da mídia

Links para outros movimentos cicloativistas