Frequently asked questions pt

From World Naked Bike Ride
Jump to: navigation, search

Home > Perguntas Freqüentes (FAQ)

Contents

Mais Freqüentes

Pedalar pelado é desconfortável?

Surpreendentemente, para homem ou mulher, pedalar nu não é especialmente menos confortável que pedalar vestido. Pedalando vestido você está sempre em atrito com as costuras, em muitos casos pedalar nu é mais confortável! Rotas serão sempre escolhidas levando em consideração os ciclistas menos experientes, evitando subidas e mantendo um ritmo de lazer, o que aumenta o conforto.

Esta é uma pedalada volta ao mundo?

Não. Pequenas pedaladas separadas estão ocorrendo em várias cidades ao redor do mundo nos mesmos dias. Claro que se alguém se dispuser a pedalar pelado ao redor do mundo...

É legal ficar nu em público?

Depende das leis do país em que a pedalada esteja ocorrendo. Nudismo em público é freqüentemente mais aceitável do que você acha, contanto que o comportamento das pessoas nuas em questão não seja leviano, agressivo ou violento. Para países com leis mais rígidas, a pedalada é "tão nu quanto você ousar" - nudez total não é obrigatória!

Porque vocês estão pedalando nus?

Para celebrar a pedalada e o corpo humano. A pedalada demonstra a vulnerabilidade dos ciclistas nas ruas e protesta contra a dependência do petróleo.

Há uma pedalada ocorrendo próximo a mim?

Confira a lista de pedaladas. Se não houver nenhuma, que tal começar uma pedalada você mesmo?

Porque o WNBR não é um evento mensal?

Quanto mais pedaladas uma cidade tiver, menos atenção da mídia elas tem e menores elas se tornam. Pequenas pedaladas sem exposição na mídia são mais suscetíveis de serem atrapalhadas pela polícia. A Polícia, normalmente, não gosta de ser vista no telejornal da noite tentando prender mais de 100 ciclistas pelados.

Praticalidades

Tenho que usar uma bicicleta?

Não! Qualquer tipo de patins ou skates é bem-vindo. Você não será capaz de acompanhar o ritmo se estiver a pé, mas qualquer forma alternativa de transporte movido a força humana é bem vinda e encorajada. Em muitos eventos as pessoas vão de skates, monociclos, triciclos, bicicletas chopper, bicicletas tandems, recurvadas e riquichás. O que não são bem vindos são as formas de transporte dependentes da queima de combustíveis (fósseis ou não).

Tenho que ir totalmente nu?

Não! Nudismo não é requerido para participar nesta pedalada. Todas as pedaladas ao redor do mundo são opcionais de vestimenta. O código de vestimenta é 'tão nu quanto você ousar', então tente se desafiar. Vista tão pouco quanto puder se mantendo confortável.

As pessoas costumam vestir shorts, soutiens, sungas, cuecas, biquínis, pinturas corporais, máscaras, etc. Haverá muitas pessoas que irão pedalar completamente nuas, então não sinta que também é seu dever se não estiver confortável mostrando seu corpo. Muitas pessoas se sentem mais confiantes após o início da pedalada então fique a vontade para se despir enquanto pedala!

Tenho que pedalar pelado? Posso participar vestido ou seminu?

O código de vestimenta do World Naked Bike Ride é "as bare as you dare", "tão nu quanto você ousar". Quão nu é isso? Quanto pelado você ousa? Tudo depende de você: você decide o que lhe é confortável. O passeio é roupa-opcional.

Ninguém é excluído ou discriminado baseado em sua quantidade de roupa, pintura ou qualquer coisa do gênero!

Enquanto nudez não é requerida para participar neste passeio, nós lhe encorajamos a se desafiar. Vista tão pouco quanto puder enquanto ainda se sinta confortável. Respeite seus próprios limites e vá Tão Nu Quanto Você Ousar!

Posso me machucar pedalando nu?

Somente se não usar qualquer protetor solar ou se cair da bicicleta. Nós recomendamos que você use protetor solar, calçados e um capacete. Pedale cuidadosamente e você não se machucará.

Seu bumbum, provavelmente, não machucará mais que quando você pedala vestido. Se você ficar dolorido (com ou sem roupas), pode ser que você tenha um selim ruim. Aparte de ter um selim melhor para seu corpo, você pode usar um assento acolchoado ou uma capa de selim de gel. Caso você não tenha usado uma bicicleta por muitos anos, seu bumbum pode ficar dolorido depois das primeiras pedaladas, você talvez queira treinar um pouco antes do dia do WNBR.

Como é pedalar pelado?

Da mesma forma como acontece com roupas, mas um pouco mais frio. A maioria dos ciclistas também acha excitante, libertador, poderoso... e altamente hilariante!

Machucará minha genitália?

Não, não machucará! Nenhum machucado ou dano ocorrerá se pedalar da forma normal. Será o mesmo que pedalar vestido, um pouco mais frio.

Nota: Tanto faz se você estiver vestido ou nu, pedalar em um selim duro pode ser dolorido depois - particularmente se você não tem pedalado recentemente.

Assegure-se de usar um selim que já seja confortável vestido e você estará bem. Se quiser o máximo de conforto, cubra o selim com uma capa de selim de gel.

E sobre a higiene? Minhas partes íntimas tocarão o assento!

Certamente tocarão! Algumas pessoas temem que possam pegar alguma coisa do selim ou torná-lo sujo somente sentando nu. A menos que você (ou seu selim) já tenha uma terrível higiene, não haverá problema. Não tem havido nenhuma única menção deste tipo de problema ocorrendo nos muitos anos em que as pessoas pedalam nuas.

Para aqueles que ainda estejam preocupados aqui vai uma solução simples para antes do passeio: 1. Tome um banho. 2. Limpe seu selim.

E se eu não for convencionalmente atraente?

Ótimo! Por favor, venha ao passeio! Todos nós estaremos lá com você celebrando a força e a individualidade do corpo. Pessoas de todas as idades, tamanhos, formas e aparências pedalam na World Naked Bike Ride. Na pedalada, você vai ser tratado com dignidade e respeito não importa o seu corpo.

Um dos maravilhosos impactos deste passeio é mostrar ao mundo quão variados os corpos verdadeiros podem ser, ao contrário das imagens manipuladas que inundam os meios de comunicação e causam tanta insegurança.

Devo usar calçados?

Se você não esta certo sobre isso então você deve usar algum tipo de calçado. Isto é especialmente recomendado se seus pedais tiverem cravos. Sandálias ou chinelos servem. A maioria dos ciclistas usa calçados por razões de segurança e conforto. Se você estiver planejando pedalar descalço, é recomendável tentar um passeio normal antes do World Naked Bike Ride.

Eu não tenho uma bicicleta, skates ou patins. Como posso participar?

Ao lado da Praça do Ciclista tem dois estacionamentos onde é possível alugar bicicletas pelo sistema de aluguel do Metrô de São Paulo, pergunte a um ciclista na Praça. Veja informações clicando aqui. Uma dica, se for alugar uma Bicicleta, chegue cedo pois é necessário realizar cadastro e isso pode demorar.

O que devo vestir? Como devo me decorar?

Por favor seja criativo e colorido ao se expressar! Pintura corporal, personalização de sua bicicleta e outras formas de expressão criativa são altamente encorajadas!

Se você olhar na seção história deste site, notará que diferentes grupos têm diferentes abordagens nas suas bicicletas e seus enfeites de corpo.

Você pode encontrar idéias e recursos para pintura corporal em nossa página de arte no corpo assim como na página mais antiga Body Art.

Este é um evento de protesto, posso trazer cartazes, etc.? Que mensagem devo comunicar?

Recomendamos trazer algo que comunica as mensagens da pedalada (oposição à dependência de petróleo e celebração de nossos corpos). Você pode pintar a mensagem em seu corpo (clique aqui para uma galeria de fotos de mensagens pintadas da pedalada de Fevereiro de 2005 em Auckland, e inspirados uso de estênceis da USA's Republican National Convention 2004 protests in NYC). Você pode montar uma bandeira em sua bike (veja, por exemplo, "Race cards with slogans" na página Art_bike). Você pode querer vestir uma fantasia (máscara, asas, rabo, etc). Use sua imaginação. Existem algumas idéias nas páginas da London ride.

Não se sinta limitado pelas principais mensagens da WNBR ("proteste dependência de petróleo", "refrear a cultura do carro", "direitos reais para bikes", "celebrar liberdade do corpo"). Você pode comunicar a oposição à dependência do petróleo através de uma porção de questões locais da região/país em que você vive.

Qual será o percurso?

Esse é um movimento horizontal, sem lideranças ou representantes. Tudo é decidido de acordo com a maioria, na hora e no local. Mas se tem medo de não aguentar, fique tranquilo, pois os participantes levam isso em consideração e o trajeto escolhido será acessível a todos os ciclistas.

Modéstia e embaraço

Veja também: Wikipedia: Modesty.

As pessoas me fotografarão?

Elas podem. Se isso lhe é desconfortável, diga aos fotógrafos que eles não têm permissão para lhe fotografar. Também deixe os outros participantes saberem disso e eles podem dizer aos fotógrafos que eles não têm permissão de lhe fotografar. Outra estratégia é se manter vestido no início do passeio e tirar a roupa após começarem a pedalar. Essas estratégias irão reduzir fotos suas serem tiradas no início do passeio, mas não é possível impedir as pessoas de fotografar durante a pedalada.

Alguns eventos WNBR têm times tirando fotos e filmando, mas eles são geralmente profissionais e tentarão se lembrar de seu desejo (de não ser fotografados) durante a cobertura do evento. Você pode ver muitas imagens deles no website WNBR e publicidade, que é algumas vezes compartilhada com outros grupos relacionados.

Haverá também fotógrafos no evento que usarão as imagens para outras razões, e você não saberá sem perguntar. Se alguém estiver agindo suspeito, agressivamente ou fizer você se sentir desconfortável, por favor, diga a um membro do time da WNBR ou alguém que possa confrontá-los e diga a eles para sair e dar espaço. As pessoas precisam entender a mensagem positiva do WNBR e entender que parte de respeitar os corpos uns dos outros é se dando espaço para que cada um se sinta confortável. Isto é especialmente importante para ciclistas que nunca antes estiveram nus com estranhos ou em público. Eles têm as suas próprias questões a tratar e, comentários rudes ou exposição indesejada, adiciona uma complicação indesejada às experiências deles. Então, fale!

Alguns passeios deliberadamente enunciam políticas de fotografia a fim de evitar problemas de comportamento dos fotógrafos. Isso parece ajudar. Visite a página de política de fotografia para detalhes.

Porque as pessoas não se deixam ser fotografadas?

Existem dois grandes motivos para os ciclistas limitarem a fotografia nas pedaladas

Fotos podem revelar sua identidade quando você desejar se manter anônimo
Primeiro, um ciclista pode querer evitar ser fotografado para não ser reconhecido em seu trabalho, na família ou pelos vizinhos, caso suas fotos forem parar na internet ou uma matéria na mídia. Só porque você apóia a mensagem da pedalada, não significa que você queira abrir mão do anonimato durante o pedal.

Esse problema é fácil de resolver com um pouco de disfarce - algumas coisas que podem ajudar são maquiagem, pintura corporal, máscaras, barbas falsas, perucas, fantasias e óculos de sol (cuidado para garantir a segurança). Se você não tiver alguma tatuagem que o identifique, é suficiente disfarçar sua cabeça e rosto.

Fotógrafos podem ser intrusivos e agressivos
Segundo, fotógrafos de mau comportamento, podem agir como "paparazzi" e são muito intruso-agressivos com sua fotografia. Na maioria das cidades, não há lei que previna fotos de serem feitas em locais públicos e os ciclistas que estão de acordo com serem fotografados durante a pedalada, freqüentemente não querem ser fotografados enquanto se despem, pintam o corpo ou durante a espera pelo início do passeio. Um típico exemplo do comportamento de "paparazzi" é quando fotógrafos mal-intencionados cercam uma ciclista que está se preparando no local de início. A ciclista em questão pode se sentir desconfortável e pedir para parar. Isso normalmente funciona, mas alguns podem simplesmente ignorar. Essa é a razão pelo qual em alguns locais estabelecem sua própria política de fotos (ex- Seattle, London). O problema pode ser resolvido simplesmente escolhendo algum local separado para se despir, visto que os fotógrafos-problema são raramente parte do passeio (mas podem vir a ser).

Algumas pedaladas querem evitar quaisquer fotografias e isto está Ok
A maioria das pedaladas são bastante públicas, e o ciclistas esperam ser fotografados pelos transeuntes que assistem o passeio enquanto ele passa.

Algumas pedaladas (especialmente as rurais) escolheram simplesmente banir fotos durante o passeio, o que evita tais problemas. Normalmente, esses passeios são discretos (somente os participantes sabendo do local de inicio). Isso significa que há pouco risco do público testemunhar o evento, o que não o torna inválido, somente mais privado.

Qual será a proporção de homens e mulheres?

É muito difícil saber a proporção de gêneros com antecedência.

Ainda que muitas pedaladas sejam bem balanceadas, é raro que o número de mulheres ultrapasse o de homens. É claro que tentamos fazer com que todas as pedaladas sejam bem balanceadas, mas as únicas pessoas que podem contribuir para isso são as que estão divulgando e quem aparece no dia.

Um bom exemplo de grupo com bom balanço de gênero é o do ‘Summer Solstice Parade, em Freemont’ (Seattle - EUA). Este grupo pedala há anos e tem uma grande tradição em estimular a diversidade. Ter uma pedalada que busca a diversidade da comunidade é sinal de uma pedalada madura, que ganhou a confiança da comunidade e está atraindo uma boa variedade de pessoas.

Obviamente que pedalar e expor a dependência dos combustíveis não é atividade específica para nenhum gênero. A nudez pública tem um significado diferente para cada um de nós e isso muitas vezes está relacionado com a experiência de ser homem ou mulher.

Posso assistir ao invés de participar?

O WNBR é um evento que incentiva a participação. As pessoas que aparecem só para ver ou tirar fotografias são susceptíveis a fazer alguns se sentirem desconfortáveis e podem ser convidados a se envolver em algo útil, positivo ou abandonar a área da pedalada.

O WNBR não é apenas um grande evento para espectadores, turistas e público em geral, é uma experiência incrível que qualquer pessoa pode participar, ou apoiar. Por exemplo, muitas cidades têm uma festa de pintura corporal em um local com música ao vivo para, em seguida, irem a outra localização para começar, depois agitar diversos acontecimentos pela cidade ou parar em diversos pontos durante o passeio para várias atividades. Estas atividades adicionais podem incluir um enorme mergulho em grupo em uma proeminente fonte urbana, uma pose para foto com um espetacular pano de fundo, um lugar para protestar contra dependência do petróleo (tais como uma estação), e talvez, para celebrar, uma festa em uma casa ou bar.

Legalidade e ofensa

Preciso de uma licença para pedalar nu nas ruas em um grande grupo?

Quantos grupos de passeio ou encontros de Massa Crítica (Bicicletada) procuram licenças para pedalar nas ruas? Motoristas de carros obtêm licenças para causar trânsito todos os dias? Você acha que precisa de uma licença para pedalar sua bicicleta com seus amigos? Pedalar não é uma das formas mais responsáveis e eficientes de se transportar? Não deveriam o governo nacional e local estar apoiando as pessoas que procuram mudar para melhor? Você precisa de licença para ficar nu nas praias ou para se bronzear nos parques? Pense sobre isso. Pense sobre as implicações de pedir licenças para viver total e completamente.

Uma coisa é trabalhar com oficiais ou outros grupos comunitários - para garantir que o evento seja bem sucedido - se estiverem utilizando recursos da cidade ou o espaço comunitário, outra coisa é pedir permissão para usar as ruas, um direito que você possui junto a outros cidadãos, para pedalar de uma maneira responsável.

Posso ser preso?

Solstice2001 2b.jpg Solstice2001 3b.jpg

Acima, um artista produziu esta pintura para convidar a comunidade de Seattle a zombar da ameaça iminente da polícia de deter participantes nus, incluindo o Nekkid ciclistas, durante o Verão 2001 na Fremont Solstice Parade. Fotos acima e abaixo aparecem de cortesia de Gary David Yngve.

Uma pergunta comum que parece estar chegando é, o que a lei diz?

Sim, parece que em quase todo o mundo andar nu em sua bicicleta é ilegal - mas ainda assim o fazemos!

A maioria dos passeios nus que fizemos em Vancouver tem sido muito bem nú, mas Vancouver é muito mais tolerante do que Pequim ou Riyadh.

Se você se sentir desconfortável indo completamente nu ou você está com medo de qualquer problema legal, eis alguns conselhos: não vá completamente nu. Verifique a situação na data do encontro, converse com outros participantes e ajude a criar o clima de paz que lhe permitirá se sentir à vontade para tirar a roupa.

Aqui está como temos conseguido continuar:


Use a criatividade

Você provavelmente não precisará cobrir muito do seu corpo para estar dentro da lei. Usando incríveis poderes de transformação da pintura corporal, látex líquido, fita adesiva ou uma meia, estrategicamente posicionada, você pode se transformar do 'selvagem ciclista urbano pelado' no 'selvagem ciclista urbano legalmente nu'. Seja criativo: um pouco de imaginação muda tudo!

As leis sobre nudez são freqüentemente, muito vagas e difíceis de aplicar

As leis sobre nudismo geralmente abordam algo chamado de "ato obsceno". O fato é que estar nu não é necessariamente algo "obsceno". Não existe nada indecente com relação a um corpo nu. A única coisa obscena são as leis sobre "atos obscenos". Simon Oosterman, da WNBR de Auckland, disse em 2005: "Parem com o ato obsceno das emissões veiculares!" Afinal de contas, quem deveria ter vergonha são eles, não nós!

Existem muitas leis obscenas que os cidadãos do mundo devem agüentar e muitas delas atacam as nossas liberdades individuais.

A polícia não gosta de se confrontar com um grande grupo de pessoas nuas

É muito constrangedor para eles!

As roupas são opcionais

Pedale "o quão nu você ousar"! Você não precisa iniciar o passeio sem roupas, mas pode retirá-las caso sinta-se à vontade durante a pedalada.

Nossa melhor arma é o humor

Esse é um item importante. Se você tiver problemas com policiais ou sofrer qualquer outro tipo de agressão, não revide. Mantenha a calma e o bom humor. É mais difícil ficar bravo com uma pessoa alegre e colorida em uma bicicleta.

Raiva e agressão trazem de volta apenas raiva e agressão.

As pedaladas não acontecem atrás de portas fechadas, nós as fazemos "em alto e bom som" e somos orgulhosos do que fazemos. Afinal de contas, quem vai se importar se as fizermos em áreas para nudistas, aonde ninguém irá nos ver? Nós divulgamos através da mídia alternativa. Nós estamos colocando em questão normas sociais, nós estamos desativando leis antiquadas que nos dizem o que é certo e o que é errado.


A Pedalada Pelada (WNBR) não é apenas sobre a dependência de combustíveis ou sobre o uso de bicicletas, mas é também uma pedalada que serve para o auto-empoderamento das pessoas.

Nudez pública não é ofensivo?

As pessoas são ofendidas por todos os tipos de coisas inofensivas, pessoas e idéias. As pessoas têm sido ofendidas por: caricaturas religiosas, conversão de muçulmanos ao cristianismo (no Afeganistão), peidar, arrotar, Martin Luther King, Jesus, Gandhi, a exposição acidental dos seios de Janet Jackson's, rock'n'roll, sexo, educação, tatuagens, dançar, o movimento da paz, ambientalistas, calças caídas, grupos "minoritários”, barrigas, peitos cabeludos, Teletubbies, e em algum momento, até mesmo você.


Para um bom trabalho sobre esta questãoThe Offence of Public Nudity porMark Storey

E quanto a criadores de caso?

As pessoas não deveriam evitar andar de bicicletas por medo de motoristas negligentes. As pessoas não deveriam evitar ficarem peladas em publico ou em casa por medo de pedófilos, pervertidos ou vizinhos chatos que queiram encher os tribunais de ações frívolas. Quem ganha quando você muda seu modo de viver por medo? Pense.

Comportamento problemático pode ser tratado diretamente confrontando as pessoas que se comportam inapropriadamente e alertando as autoridades se o comportamento for suspeito ou o indivíduo se tornar uma ameaça.

E as crianças? Não estão especialmente em risco de verem pessoas nuas?

A idéia de que de alguma maneira as crianças são afetadas negativamente pela nudez não sexualizada é um mito. As crianças são mais suscetíveis de serem curiosas se a nudez foi desencorajada em sua família. A única coisa hipócrita que os pais têm que se preocupar é que seus filhos podem querer ficar nus se virem as pessoas se divertindo. À medida que as crianças crescem, são mais propensas a se ressentir com os pais se acha que lhes falta senso comum.


Veja também o artigo na Wikipédia em Questões em nudismo social no que se refere a crianças.
Leia o artigo de Mark Storey "Children, Social Nudity and Scholarly Study".

Crianças podem participar no evento?

Sim, as crianças são permitidas participar da WNBR. A WNBR é criada para ser familiar. Crianças algumas vezes pedalam, participam ou contribuem aos eventos de WNBR, entretanto, é bastante rado. Como exemplo, a pedalada de Seattle teve um garoto que participou nos passeios em 2004 e 2006, outros eventos ciclísticos pelados também teve crianças que participaram.

Crianças e adolescentes menores de 16 ou 18 anos (dependendo do país) não são encorajados a participar no WNBR sem a supervisão de seus pais ou responsável legal. A WNBR não provê cuidados infantis ou serviços de babá.

A política do WNBR é não permitir os promotores a recrutar diretamente crianças para participar nos eventos. Crianças interessadas em participar devem falar com seus pais ou responsáveis.

Como posso relatar comportamento abusivo contra crianças?

Se você souber de alguma criança que esta em risco ou perigo. Chame a polícia.

Se você viver nos EUA, por favor, reporte incidentes em The CyberTipline ou ligue 1-800-843-5678. Para incidentes no Canada, por favor, reporte em Cybertip.ca. Para incidentes no Reino Unido, por favor, reporte em Child Exploitation and Online Protection Centre ou ligue +44 (0)870 000 3344.

O time da administração do WNBR não reporta formulários suspeitos recebidos do website às autoridades competentes. Incidentes que ocorrem durante nossos passeios são reportados diretamente a polícia.

Encontrando ou organizando uma pedalada

Há um evento sendo preparado em minha cidade ou região?

Por favor, veja na lista de próximas pedaladas. Se você não vir um passeio perto de você, que tal organizar sua própria? Organizar uma pedalada é quase tão divertido quanto a pedalada por si! Você ficará maravilhado com o que pode conseguir.

Como posso organizar ou me envolver em um evento local?

Você está convidado a não só passear com a gente, mas também a ajudar a organizar um evento WNBR na cidade de sua escolha. Tudo que você tem de fazer é preencher o formulário de inscrição (em [1]) e vamos ajudá-lo a criar uma página web com todas as informações necessárias, tais como a reunião e local de pós festa. Existem outros recursos no site principal do WNBR que você pode achar interessante e útil. Há recursos que fornecem informações sobre como ajudar a promover um evento e outras idéias e sugestões para organizar passeios.

Qualquer pessoa que queira organizar uma reunião para realizar um passeio, por favor, postar um anúncio na lista principal.

Quem quiser ser voluntário pode fazer uma das seguintes tarefas:

  • contatar o coordenador na cidade,
  • tornar-se um coordenador na cidade,
  • participar das reuniões
  • desenhar um flyer e postar no site principal
  • juntar-se aos grupos de discussão. Uma lista de todos os grupos de discussão está em [[2]]
  • fazer uma doação para seus coordenadores locais; (não os deixe nadando em dívidas).
  • Se você quiser se envolver e seu coordenador local não ajudar, organize sua própria pedalada.

O World Naked Bike Ride pertence a todos.

Isso significa que você é totalmente bem-vindo para organizar a sua própria pedalada pelada, desde que o seu evento seja um protesto contra a dependência do petróleo e os participantes tenham a opção de pedalar pelados, o site principal do WNBR irá promover o seu evento.

Como contatar os coordenadores locais?

Procure por um passeio por país na página principal, ou olhe na lista dos próximos passeios por cidades. Às vezes, há informações de contato.

Senão, você pode usar o formulário na página principal após selecionar uma pedalada existente a partir do menu e, em seguida, postar seus comentários ou perguntas a equipe de coordenação na área de comentários/pergunta do formulário. Em seguida, clique em enviar.

Se isso não funcionar, junte-se então ao grupo principal do WNBR ou aos regionais e poste sua questão às coordenações de equipes por lá.

Quantos participantes são necessários para um evento WNBR de sucesso?

Não é sobre o tamanho do evento.

WNBR não é uma competição, é sobre o empoderamento do indivíduo. Um passeio com apenas duas pessoas podem ser tão bem sucedido quanto uma pedalada com 400.

Mesmo quando estava uma tempestade muito fria no Outono do Brasil em 12 de Junho de 2004, o evento WNBR foi adiante, tal como planejado. Dois muito frios e completamente nus, ciclistas tomaram as ruas de São Paulo. Muitas vezes é necessário mais coragem para fazer alguma coisa quando você está sozinho, do que quando você está em um grande grupo.

A primeira naked bike ride que organizamos em Vancouver tinha apenas 13 pessoas, mas esse foi o melhor passeio que organizamos na vida. Mesmo que tivéssemos apenas 13 ciclistas, nós pedalamos passando pela maior estação policial em Vancouver e nem mesmo o fizemos tranquilamente.

Coragem é o primeiro passo na direção de soluções.

- Conrad Schmidt, 22 de Janeiro de 2005

É aceitável omitir o ambientalismo ou os temas positivos ao corpo ou ainda requisitar às pessoas que vistam um mínimo de roupas?

Não. As pessoas são totalmente bem-vindas para organizar as suas próprias pedaladas peladas enquanto seu caso é um protesto contra a dependência do petróleo e os participantes têm a opção de montar suas bicicletas nus. Só assim o website oficial do WNBR concordará em promover o evento.


A pedalada tem uma mensagem única?

As pedaladas têm muitas mensagens, imagens e slogans diferentes que as pessoas utilizam para comunicar a idéia da pedalada. Os encontros locais estão livres para escolher as suas questões específicas (fechamento de praias de nudismo, construção de viadutos ou segurança de ciclistas). As pedaladas locais geralmente utilizam também maneiras de protestar contra a dependência dos combustíveis e celebrar o poder e a individualidade dos nossos corpos.


Política

O que tem a ver pedalar nu com protesto ambiental?

Encarar o trânsito de veículos motorizados com os nossos corpos nus é uma boa maneira de defender a nossa dignidade e de expor os perigos que os ciclistas e pedestres sofrem diariamente, bem como as conseqüências que todos nós sofremos da dependência do petróleo e de outras formas de energia não-renovável.

Parece mais uma festa que um protesto. Por que deveria ser considerado sério politicamente?

Divertir-se e alcançar a opinião pública não é excludente. As pessoas nos vêem nas ruas e suas cabeças começam a trabalhar. As pessoas vêem um grande grupo de ciclistas e pensam "o que é isso?", "por que eles estão fazendo isso?". Não vai levar muito tempo para que elas descubram que estamos fazendo algo diferente, ocupando as faixas destinadas geralmente para os carros e não para as bicicletas, estamos tirando nossas roupas e negando a vergonha, estamos contestando uma maneira de vida que deve ser abandonada.

Nós pintamos nossos corpos com mensagens políticas ou com desenhos bonitos. Distribuímos panfletos para informar ao público a nossa mensagem. Usamos o espaço público e cantamos em uníssono a nossa mensagem.

Fazer as pessoas sorrirem é um grande meio de conectar-se a elas e compartilhar idéias. Percebemos que sempre haverá uma minoria que não está disposta a compartilhar as ruas com os ciclistas ou em aceitar o estado natural do ser humano. Felizmente para nós, este número de pessoas é cada vez menor.

Parece, com o passeio de bike da Critical Mass/Bicicletada, que vocês estão tentando atrapalhar o trânsito

Nós não estamos atrapalhando o trânsito, nós somos o trânsito. A Massa Crítica e outros grupos de promoção do uso de bicicleta promovem a visibilidade dos ciclistas porque ela é necessária - muitos ciclistas são feridos ou mortos em acidentes envolvendo motoristas irresponsáveis. Esse grupo inclui trabalhadores, estudantes, crianças e até policiais que usam a bicicleta. Todos correm risco de vida por viver em uma sociedade que promove a cultura do automóvel em vez das caminhadas, do transporte público ou das bicicletas.

Muitas ruas não são construídas para o trânsito de bicicletas, muitas comunidades não são desenhadas para aproveitar o veículo pessoal mais eficiente já inventado. Ao contrário: subordinamos o nosso senso comum e os valores de comunidade aos desejos de veículos enormes, caros, perigosos, barulhentos e poluidores. O petróleo se tornou uma das commodities mais importantes, ainda que seus custos ambientais e humanos (incluindo a guerra) sejam altíssimos. E isso precisa mudar

Como na Massa Crítica, o WNBR busca promover a bicicleta como meio de transporte e recreação, uma solução ambientalmente responsável para o século 21. Quem irá recusar essa oportunidade de estar livre das emissões veiculares, dos carros e da vergonha?

Por que alguém apoiaria nudez em público?

Nudez não-sexualizada, colorida e criativa nas tensas sociedades é uma maneira refrescante de lembrar às pessoas de algumas das liberdades fundamentais da vida que, sem realmente pensar sobre as conseqüências, elas tenham coletivamente entregado. É tudo sobre valores corpo-positivo: viver uma vida saudável, em sintonia com o nosso ambiente, respeitando a beleza natural e a diversidade do corpo humano; e estabelecendo e projetando uma auto-imagem positiva rejeitando a vergonha.

Quais slogans você tem para o passeio?

Veja a página dos Slogans.

Posso trazer uma placa, folhetos, etc.? Que mensagem devo comunicar?

Recomendamos que você traga a sua mensagem para a Pedalada Pelada. Você poderá pintar mensagens no seu corpo. Pode também fazer cartazes, bandeiras e outras alegorias na sua bicicleta. Talvez você queira utilizar máscaras, asas, rabos ou outros acessórios. Use a sua imaginação!

Não se sinta limitado às mensagens consagradas no WNBR. Você pode reivindicar condições seguras para andar de bicicleta todos os dias na sua cidade. Pode reivindicar mais e melhores espaços públicos. Você pode comunicar a sua oposição à dependência do petróleo ou tratar de diversas questões locais. Você pode querer se opor às guerras por combustível. E isso pode ser afirmado dizendo que as guerras não aconteceriam se o mundo não fosse tão dependente do petróleo. Faz sentido aparecer na Pedalada Pelada para levantar todas estas questões. Use a criatividade!

Sobre o World Naked Bike Ride

O que é o World Naked Bike Ride afinal?

World Naked Bike Ride (WNBR ou Pedalada Pelada Mundial) é sobre protesto a dependência de petróleo e celebrar o poder e individualidade de nossos corpos. Pedalar pelado, poder das pessoas!

Qual é o apelo do WNBR? Por que as pessoas o realizam? Por que ele cresceu tão rápido?

O WNBR é altamente infeccioso. Sua mensagem e imagem têm apelo de espalhamento imediato. Funciona em um modelo simples e escalável, depende da promoção de base, se integra facilmente em projetos colaborativos e interesses da grande maioria das comunidades progressistas em todo o globo. Não é de se admirar que os eventos se espalhem tão rapidamente para outras cidades por todo o globo!

WNBR não é apenas um grande evento para espectadores, turistas e o público em geral, é uma experiência incrível que todo mundo pode participar, testemunhar ou apoiar em todos os níveis.

As pessoas adoram a idéia de participar de um passeio que celebra a beleza natural do corpo humano, a liberdade sem-vergonha e o prazer sensual inocente de não usar roupas durante o passeio livre de poluição na brisa pelas nossas comunidades.

Eles também gostam de envolver o público de uma maneira alegre e despreocupada sobre uma forma muito séria de ameaça para todo o planeta: a dependência do petróleo e de cultura do automóvel. Para alguns, é também um grande sentimento de manter-se ao homem, para desafiar o status quo, e elevar a pressão arterial de puritanos, hipócritas e bebedores de gasolina. Temos notado que as mesmas pessoas que apóiam a indústria do petróleo e de uma cultura de complacência sobre importantes questões ambientais tendem a ser igualmente repressivas da liberdade pessoal de outras pessoas.

Há algum grupo de discussão online que eu possa participar?

Sim, pessoas que apóiam a mensagem do WNBR estão convidadas a se juntar ao grupo principal de discussão em [3]

Várias cidades ou países têm também grupos locais de discussão que você pode participar. Você pode encontrar uma lista desses grupos na lista de próximos passeios.

Onde posso encontrar mais informações sobre os eventos WNBR passados?

Visite a página dos eventos passados do WNBR.

Quem está endossando e apoiando o WNBR?

O World Naked Bike Ride (WNBR) está sendo organizada e apoiada por muitos grupos diferentes. Os grupos estão ligados apenas por sua determinação em estarem todos nus em suas bicicletas, pedalando em celebração e alegria de mostrar uma visão de um mundo mais limpo, mais seguro, corpo-positivo para as massas. Sim, temos muitos motivos para comemorar com toda a glória de sanidade nu em duas rodas. É hora de juntar centenas de nus compatriotas em um livre, não-sexual, divertido, passeio de bike!

Que cobertura da mídia você teve?

Veja a página Cobertura da mídia.

Qual é a história do WNBR e do ciclismo nu em geral?

Veja a seção de História deste site.

Que tipo de pessoas participa do WNBR?

Pessoas de todos os tipos e credos. Nós temos famílias com crianças, engenheiros, professores universitários, carpinteiros, ambientalistas, ciclistas esportivos, jardineiros, artistas, ciclo ativistas, jornalistas, naturalistas / nudistas, ativistas sociais, terapeutas, poetas, trabalhadores de todo tipo, muitos estudantes, milionários, pobres, sindicalistas, advogados, pessoas curiosas para saber como é pedalar pelado - pessoas como você! Você ficaria surpreso(a)!

Por que tão poucos grupos minoritários participam? Porque é que não existem passeios em determinados países?

Todos estão convidados a, não apenas participar nos passeios locais, mas também organizar passeios em suas próprias cidades.

Existe algum item a venda para angariar fundos?

Sim, nós temos [http://worldnakedbikeride.org/projects/tshirt/tshirt.htm camisetas WNBR (somente internacional). O lucro das camisetas vai para um fundo legal para a defesa dos ciclistas presos.

Você pode me enviar fotos de pessoas nuas?

Desculpe, provavelmente não. Já existem muitas fotos disponíveis pela web. Nós encorajamos a participação ativa no passeio.

Posso deduzir contribuições ao World Naked Bike Ride em minha declaração de imposto de renda?

Obrigado por se oferecer para ajudar. Por favor, contate o coordenador do WNBR local para detalhes sobre doações.